Logo Lógico Cursos e Aliados

5 dicas para estudar para provas dissertativas

Um dos maiores medos dos estudantes é o de fazer uma prova dissertativa. No entanto, esse tipo de teste permite que você mostre ao professor tudo que aprendeu. Saiba como fazer isso

 
É comum ver estudantes que passam dias e mais dias enchendo o cérebro com “decorebas” a respeito de definições, datas e detalhes esperando por provas com testes de múltipla escolha e questões de verdadeiro ou falso. No entanto, na hora da prova esses alunos se deparam com algumas questões dissertativas. O principal pensamento nesses casos é: e agora?

 
Para evitar esse tipo de problema, o ideal é direcionar os seus estudos como se todas as suas provas fossem ser dissertativas. Estudando dessa maneira você não passará dificuldade em nenhum tipo de teste, já que sabendo como escrever as respostas, você será capaz de escolher as alternativas corretas. Mas qual é a maneira correta de estudar para esse tipo de prova? Veja 5 dicas que podem tornar seu estudo mais fácil:

 
 
Como estudar para uma prova dissertativa: 1. Veja a prova como uma oportunidade


Não comece os estudos odiando o seu professor, isso não vai ajudá-lo em nada. Ao invés disso, pense de maneira positiva: com uma prova de múltipla escolha você só tem a chance de acertar ou errar, enquanto uma prova dissertativa dá a você a chance de mostrar ao professor tudo aquilo que você aprendeu durante as aulas. A única coisa que ele espera de você é que essas informações sejam oferecidas de uma maneira linear e organizada.

 
 
Como estudar para uma prova dissertativa: 2. Revise os títulos dos capítulos


Use os títulos dos capítulos como palavras-chave para guiar seus estudos e suas respostas durante o teste. Olhe para cada título relevante e tente relacioná-los a pequenas ideias, cadeias de eventos e termos importantes que foram citados durante a aula.

 

 
Como estudar para uma prova dissertativa: 3. Procure palavras-chave do professor


Enquanto estiver fazendo anotações durante a aula, fique atento às palavras que seu professor usa durante a explicação. Por exemplo, se ele comentar “e novamente nós vemos que...” ou “outro evento parecido com esse foi...” marque essas informações. Qualquer coisa que indique padrões ou eventos repetidos pode ser considerada uma chave na hora de estudar. E tem grandes chances de cair na prova.

 
Como estudar para uma prova dissertativa: 4. Dedique-se a um tema por dia


Toda vez que você pegar o conteúdo para revisar – incluindo livros, gravações e suas próprias anotações, procure por um tema específico e dedique-se exclusivamente a ele. Isso vai ajudar a fixar melhor as questões discutidas.

 
Como estudar para uma prova dissertativa: 5. Pratique suas próprias questões dissertativas


Depois de estudar, crie suas próprias questões dissertativas e tente respondê-las. Confira se o vocabulário usado nas suas respostas aparece nas suas anotações e leituras indicadas pelo professor, sublinhe aqueles que considerar mais importantes e volte aos conteúdos oferecidos em aula para confirmar sua relevância.

 
Fonte: Universia Brasil



MÍDIAS SOCIAIS

SAIBA O QUE ACONTECE NO LÓGICO CURSOS ALIADOS

QUARTEL GENERAL

Lógico Cursos Aliados
Av. Alberto Maranhão, 942
Tirol, Natal/RN

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

+55 (84) 3201-3217
contato@logicocursosaliados.com.br

INFORMAÇÕES

SIGA-NOS

Facebook
Instagram