Logo Lógico Cursos e Aliados

Planejamento e organização são essenciais para sucesso nos vestibulares do final do ano

Faltam pouco mais de seis meses para o início da maratona de vestibulares para vagas com ingresso em 2013. Para ter sucesso nos estudos, a palavra de ordem dos vestibulandos deve ser planejamento: “O aluno deve ter planejamento e se organizar. Se o dia tem 24 horas, ele precisa dormir oito horas, vai ficar umas seis no cursinho, e ainda sobra tempo para estudar em casa. Cada um tem que descobrir o seu tempo de estudo”, afirma Paulo Motta, professor do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis.

  
O professor explica que teorias da psicologia falam em tempos diferentes de estudo por dia, algumas recomendam três horas, outras falam em mais de seis horas: “Se vai estudar a tarde inteira, não pode pegar uma matéria só. É recomendado estudar 50 minutos, parar por 10 minutos e estudar mais 50. Só que tem gente que acha 50 minutos pouco, então pode aumentar para duas horas”, disse Motta.
Calendário


É preciso, também, considerar a situação do vestibulando. Existem aqueles que estão no último ano do ensino médio, outros fazem só cursinhos pré-vestibular (ou ambos ao mesmo tempo). Há os que trabalham e os que não podem fazer o preparativo.

Os alunos que estão terminando o ensino médio, na maioria dos casos, precisam dedicar parte do tempo à escola. O estudante pode concentrar no primeiro semestre a dedicação ao terceiro ano. Outra opção é dividir o tempo que destinaria ao estudo para o vestibular..

Para o candidato trabalhador, os professores recomendam aproveitar todo o tempo livre possível.Neste caso, é preciso estudar sábados e domingos e aproveitar todos os momentos para ler, quando estiver no transporte público, por exemplo.


Outra dica é intercalar as disciplinas e áreas do conhecimento - quando já estudou matemática por duas horas, é recomendado partir para biologia ou literatura, por exemplo.Também não existem métodos de estudos que sirvam para todos os vestibulandos. Ler a matéria em voz alta é bom, pois você também está ouvindo. Funciona bem, só que não com todo mundo. O vestibulando deve se perceber e saber ouvir o próprio corpo. Tem gente que gosta de estudar deitado no tapete, não é proibido, se ele gosta, pode estudar assim. A pessoa tem que entender como ela aprende.

É também pegar provas de outros anos da faculdade para perceber como é a avaliação da instituição. A internet ajuda muito nesse aspecto de conseguir as provas dos anos anteriores e correções comentadas. É bom também para perceber e descobrir como é a aplicação dessa prova, para que a pessoa vá para o vestibular sabendo o que ela vai encontrar.

Fonte: Uol Vestibular



MÍDIAS SOCIAIS

SAIBA O QUE ACONTECE NO LÓGICO CURSOS ALIADOS

QUARTEL GENERAL

Lógico Cursos Aliados
Av. Alberto Maranhão, 942
Tirol, Natal/RN

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

+55 (84) 3201-3217
contato@logicocursosaliados.com.br

INFORMAÇÕES

SIGA-NOS

Facebook
Instagram