Logo Lógico Cursos e Aliados

Como ler rapidamente

Em provas com muita leitura, como o Enem, é essencial saber ler rapidamente e hierarquizar as informações mais importantes de cada texto

Como ler rapidamente


Em provas com muita leitura, como o Enem, é essencial saber ler rapidamente e hierarquizar as informações mais importantes de cada texto. Confira dicas

É normal chegar àquele momento em que você não aguenta mais ler os textos da sua faculdade ou da prova que está prestando. Aquele famoso e irritante momento em que nos pegamos presos na mesma linha. Depois, começamos a procurar resumos na internet e nunca saímos do mesmo lugar. Confira algumas dicas para enfrentar as leituras quando você estiver com pressa.


Como ler rapidamente - 1. Passar os olhos por cima


Essa técnica é famosa nos Estados Unidos e se chama “skimming”. Infelizmente, não há uma tradução exata para a palavra e o significado mais próximo para ela é “passar os olhos por cima”, nesse caso. Procure por palavras-chaves e busque a ideia principal do texto. Claramente, esse exercício de leitura não prioriza os detalhes e, para ter uma ideia geral sobre o texto, essa técnica é ótima.


Como ler rapidamente - 2. Leia um capítulo


Quando você tiver que ler algo para uma discussão, é melhor ler os dois capítulos principais e depois buscar apenas a ideia principal dos outros. Afinal, ir a uma discussão sem ter lido nada é quase um suicídio. Por isso, leia bem um ou dois capítulos e passe o olho no resto do livro. Na hora de discutir com os outros, foque a reflexão nos capítulos que você sabe e, por ter dado uma olhada no resto da obra, você não ficará “boiando” quando os outros estiverem falando de outras partes do livro.


 Como ler rapidamente - 3. Apresentação e resumo


Artigos científicos, antes de começarem, têm resumos. Ou seja, eles trazem o objetivo de pesquisa, o problema e a solução em poucas palavras. Você pode ler esse resumo para conhecer a conclusão dele de forma rápida. Além disso, muitos livros têm uma introdução. Você pode tirar boas noções do assunto por meio dela. Finalmente, se o texto não tiver nem introdução nem resumo, leia o primeiro e o último capítulo. Você entenderá o que acontece no começo e no final. Não é o ideal, mas é uma forma rápida de entender o que você precisa em linhas gerais.


Entretanto...


Tenha em mente que essas alternativas não substituem a leitura verdadeira dos textos. Essas estratégicas podem economizar seu tempo, porém a custa de detalhes. Se você está com muita dificuldade para ler algo, faça um intervalo, descanse seu cérebro e volte para a leitura mais tarde, quando estiver descansado.


Fonte: Universia Brasil



MÍDIAS SOCIAIS

SAIBA O QUE ACONTECE NO LÓGICO CURSOS ALIADOS

QUARTEL GENERAL

Lógico Cursos Aliados
Av. Alberto Maranhão, 942
Tirol, Natal/RN

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

+55 (84) 3201-3217
contato@logicocursosaliados.com.br

INFORMAÇÕES

SIGA-NOS

Facebook
Instagram