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COPALOG 2013 - 10 dicas para ser o “Rei da Pelada”

O futebol é sem dúvida o esporte que mais mexe com as emoções no Brasil. O povo brasileiro leva este esporte a sério, tão sério que é assunto diariamente em rodas de conversas de pessoas de diferentes locais.

 

Além disso, é um esporte praticado em massa por amadores, que buscam no seu laser um momento de diversão e saúde, além de tentar se igualar aos ídolos de seus clubes favoritos.

 

Porém alguns cuidados devem ser tomados para que o “craque” amador possa praticar seu esporte com segurança.

 

Veja aqui 10 dicas de procedimentos para que você possa jogar sua bolinha sem nenhum risco a sua saúde e ainda com alguns detalhes para otimizar sua performance no jogo do fim de semana.

 

1) Faça uma avaliação cardiológica pelo menos uma vez ao ano, lembre-se que seu coração é seu motor e precisa estar em ordem.

 

2) Procure se alimentar com alimentos leves antes do jogo e nunca jogue em jejum.

 

3) Use o equipamento adequado, pois a chuteira ou o tênis inapropriado pode causar lesões em seus joelhos e tornozelos.

 

4) Antes de começar a partida, se aqueça correndo levemente em torno da quadra por aproximadamente 5 minutos.

 

5) Alongue-se antes de iniciar a partida, os alongamentos evitam lesões musculares.

 

6) A hidratação é um fator importante para a sua saúde e para a sua performace, pois o corpo fica superaquecido podendo causar danos a saúde e obviamente uma diminuição do seu desempenho. DICA: 200 ml de água a cada 20 minutos de exercício é o suficiente.

 

7) Se possível faça exercícios aeróbios (corrida ou caminhada) por 30 minutos 3x na semana, isso irá ajudar no seu fôlego.

 

8 ) Exercícios com pesos (musculação) são importantes para prevenir lesões comuns na musculatura de atletas amadores, se possível inclua-os em sua rotina semanal de exercícios.

 

9) Se você é iniciante, comece com intervalos curtos de jogos e de descanso. (Ex. Descanse 5 minutos a cada 10 minutos jogados)

 

10) E se aquela cervejinha for acompanhar a partida, não exagere, lembre-se que o álcool desidrata, piorando sua recuperação após o jogo, te dando aquela sensação de fadiga e dores no dia seguinte.

 

Seguindo estas dicas você vai ser o “craque” do seu time, ou pelo menos vai conseguir jogar e se sentir muito bem com este esporte.

 

Fonte: http://kilorias.virgula.uol.com.br



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