Logo Lógico Cursos e Aliados

Enem: 21,8% dos candidatos deixaram inscrição para o último dia

Em balanço do Enem, o ministro Aloizio Mercadante criticou a cultura de deixar tudo para a última hora e disse que os estudantes precisam se programar

O Ministério da Educação (MEC) registrou que 21,8% (1,7 milhão) das 7,8 milhões de inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ocorreu no último dia. O prazo para se candidatar a uma vaga no ensino superior se encerrou às 23h59 da última segunda-feira e a média de acessos no último dia foi de 3 mil inscrições por minuto.


“Essa coisa de deixar tudo para a última hora, termina com problema”, criticou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, que recomentou que “quem vai fazer o exame tem de se planejar”. Amanhã é se encerra o período do pagamento da taxa de inscrição para os não isentos.


Têm direito a isenção da taxa de R$ 35 aqueles que terminaram o ensino médio em 2013, matriculados em escolas públicas. Também estão livres do pagamento participantes cuja renda média familiar seja igual ou superior a um salário mínimo e meio.


 Segundo balanço do MEC, houve lentidão no sistema devido ao volume de acessos. Mercadante, no entanto, minimizou ações hackers no sistema do Enem. “O sistema é bastante sólido e monitoramos 24 horas por dia. O ataque não teve nenhuma eficácia. O sistema continua funcionando sem nenhum tipo de problema”, garantiu o ministro.


 O total de inscritos no Enem neste ano foi de 7,8 milhões, isto é, 23% a mais do que no ano passado, quando o exame registrou 5,9 milhões de candidatos. Do total de 1,8 milhão que vão terminar o ensino médio neste ano, 1,6 milhão pretendem fazer o exame. “O Enem virou quase que um objetivo universal dos estudantes do ensino médio no Brasil”, disse o ministro.


 “O Enem tem esse crescimento fantástico porque ele é o caminho para as bolsas do Prouni, que está permitindo a inclusão de pessoas carentes no ensino superior privado; é o caminho para o Fies (financiamento estudantil); e o acesso para a maioria das universidades federais e públicas”, avaliou Mercadante.


As provas


O Enem será aplicado nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13h (horário de Brasília) em todos os Estados e no Distrito Federal. O exame tem uma redação e quatro provas objetivas. Cada uma contém 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os inscritos farão provas de ciências humanas e da natureza, com duração de quatro horas e 30 minutos. No segundo dia, as provas aplicadas serão de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de cinco horas e 30 minutos.


Para que serve o Enem?


O Enem é voltado para aqueles que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado do exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior. Além disso, uma boa avaliação no Enem é requisito para a participação do estudante nos programas Universidade para Todos (Prouni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.


Fonte: Portal Terra



MÍDIAS SOCIAIS

SAIBA O QUE ACONTECE NO LÓGICO CURSOS ALIADOS

QUARTEL GENERAL

Lógico Cursos Aliados
Av. Alberto Maranhão, 942
Tirol, Natal/RN

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

+55 (84) 3201-3217
contato@logicocursosaliados.com.br

INFORMAÇÕES

SIGA-NOS

Facebook
Instagram