Logo Lógico Cursos e Aliados

Universidades federais ainda têm mais de 10 mil vagas sem matrícula

Até o dia 29 de abril, havia 10.323 vagas em universidades e institutos federais sem matrícula no país. As cadeiras remanescentes representam 8% das vagas oferecidas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) no primeiro semestre de 2013. Os dados são do MEC (Ministério da Educação). As matrículas de primeira chamada do Sisu começaram em 18 de janeiro.


Para o MEC, esse não é um problema pois as 101 instituições de ensino superior ainda estão fazendo chamadas para completar as vagas remanescentes e postos que ficam livres por desistência dos alunos. De acordo com a assessoria, o número é menor a cada dia.


1º lugar - A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) é a universidade federal com maior número de vagas para cursos presenciais, (9.090), segundo o Censo da Educação Superior de 2011. A UFRJ possui três campi: Cidade Universitária, localizado na Ilha do Fundão; Praia Vermelha, situado no bairro da Urca; e Macaé. O candidato que deseja ingressar na UFRJ em 2014 deve, obrigatoriamente, estar inscrito no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013
No entanto, o reitor da UFC (Universidade Federal do Ceará), Jesualdo Pereira Farias, acredita que o sistema ainda precisa ser aprimorado para reduzir o número de chamadas.


"Precisamos ainda de algumas alterações no Sisu para reduzir o número de alunos que se matriculam e depois não aparecem na universidade. Como não temos um cadastro único, fica difícil identificar se o aluno já se matriculou em outra universidade", comenta o representante da Andifes (associação das universidades federais).


O reitor explica que muitos estudantes resolvem se matricular na universidade em que conseguiu vaga pelo Sisu mesmo quando desejam, na verdade, uma vaga em outra instituição de ensino. "O resultado de muitos vestibulares saem depois do Sisu. Os alunos preferem garantir a vaga e depois não avisam a universidade que desistiram da vaga."


"A entrada de grandes universidades no sistema, como a UFMG [Universidade Federal de Minas Gerais], vai ter um impacto importante nisso", considera Farias.


Divisão territorial


Os Estados com maior número de vagas abertas, até 29 de abril, eram Rio Grande do Sul (1.668), Minas Gerais (1.359), Mato Grosso (894), Mato Grosso do Sul (890) e Rio de Janeiro (879).


Nas instituições federais de ensino de Santa Catarina, há 314 vagas ociosas 37,7% das cadeiras oferecidas pelo Sisu.  Em Goiás, os postos vagos eram 497 (30,15%).


Fonte: UOL Educação



MÍDIAS SOCIAIS

SAIBA O QUE ACONTECE NO LÓGICO CURSOS ALIADOS

QUARTEL GENERAL

Lógico Cursos Aliados
Av. Alberto Maranhão, 942
Tirol, Natal/RN

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

+55 (84) 3201-3217
contato@logicocursosaliados.com.br

INFORMAÇÕES

SIGA-NOS

Facebook
Instagram