Logo Lógico Cursos e Aliados

UFRN e prefeito de Currais Novos acertam os detalhes para abertura do Curso de Medicina Multicampi

A vice-reitora da instituição, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, passou a manhã de sexta-feira, 4, reunida com o prefeito de Currais Novos, Jose Vilton da Cunha e o secretário municipal de Saúde e vice-prefeito do município, João Gustavo, acertando os detalhes para a instalação do Curso de Medicina Multicampi da UFRN, previsto para entrar em funcionamento no segundo semestre deste ano, na Região Seridó do Rio Grande do Norte.

 

Acompanhada do diretor do Centro Regional de Ensino Superior de Currais Novos (CERES/UFRN), Mário Lourenço, e do pró-reitor adjunto de Planejamento, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes expôs que espaços físicos, equipamentos e profissionais que compõem a estrutura da saúde pública municipal de Currais Novos devem estar preparados para acolher o curso de medicina em condições favoráveis ao seu pleno funcionamento.

 

Na ocasião, a vice-reitora fez uma retrospectiva do esforço que a UFRN vem fazendo para instalar um curso diferenciado no ensino médico na Região Seridó do Rio Grande do Norte. Desde o projeto pedagógico à contratação e capacitação do corpo docente que vai atuar nos três primeiros semestres do curso, que tem como foco preparar médicos com uma ampla formação para a saúde pública, detalhou Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes.

 

A parceria com Currais Novos

Enquanto parceiro desse projeto de interiorização da UFRN e da regionalização do ensino médico, José Vilton da Cunha corroborou o engajamento da gestão municipal de Currais Novos, “por considerar o Programa Mais Médicos do governo federal importante para mudar o perfil da saúde nos municípios do país”. Atualmente, disse ele, “a cultura do nosso povo é procurar hospitais para os casos que são, de fato, para solução nas unidades básicas de saúde”. Por isso, garantiu, “estamos aparelhando o serviço municipal de saúde, de forma a contribuirmos para uma boa formação dos nossos futuros médicos”.

 

Condições para funcionamento do curso 

Apontada em pesquisa do IBOPE como um dos principais problemas do país, a saúde básica requer uma mudança não só na oferta dos serviços, mas, também, na formação dos profissionais. A Região Nordeste tem a menor relação em quantidade de médico por habitante. 

 

A regionalização do ensino médico e a abertura de mais cursos de medicina no Brasil fazem parte das estratégias do Programa Mais Médicos, do governo federal.  Com o apoio dos Ministérios da Educação e da Saúde, universidades públicas como as de Tocantins, Pernambuco, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, saíram na frente na oferta de cursos de medicina nos campi do interior.

 

No caso da UFRN, o Curso de Medicina Multicampi vai funcionar, inicialmente, com 40 vagas e o primeiro processo seletivo será em agosto. Paralelo à construção do prédio próprio, as aulas serão no espaço da Liga Norte-rio-grandense Contra o Câncer (LNCC), em Caicó; os estudos de caso e as abordagens das problemáticas reais vão acontecer nos locais de atendimento da rede pública de saúde dos municípios parceiros, e os últimos anos de estudo serão em regime de internato.  

 

Para o diretor do novo Curso de Medicina da UFRN, George Azevedo, essa formação é ousada comparando-se ao ensino tradicional da medicina e totalmente inovadora no que diz respeito à estrutura curricular, porque prevê aprendizagem por meio de abordagens de problemas em comunidades e/ou unidades de saúde nas quais a população costuma recorrer em busca de cura.

 

Município com uma população de 45 mil habitantes, Currais Novos dispõe de um hospital regional e sete unidades básicas de saúde (UBS) na zona urbana, 15 equipes de PSF e uma policlínica.

 

Fonte: AGECOM UFRN



MÍDIAS SOCIAIS

SAIBA O QUE ACONTECE NO LÓGICO CURSOS ALIADOS

QUARTEL GENERAL

Lógico Cursos Aliados
Av. Alberto Maranhão, 942
Tirol, Natal/RN

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

+55 (84) 3201-3217
contato@logicocursosaliados.com.br

INFORMAÇÕES

SIGA-NOS

Facebook
Instagram