Logo Lógico Cursos e Aliados

Curso de Medicina no interior recebe primeira turma já no próximo semestre

O Curso de Medicina Multicampi da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) recebe sua primeira turma já no segundo semestre letivo deste ano, conforme autorizou o Ministério da Educação no Diário Oficial da União dessa terça-feira, 13.


A graduação oferecerá 40 vagas e funcionará em três campi no interior do estado: Santa Cruz, Currais Novos e Caicó. Para a vice-reitora da UFRN, Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes, a autorização “é um dos passos importantes da Universidade no processo de expansão e interiorização em andamento, conforme prevê o plano da atual gestão, e está em sintonia com as necessidades e interesses regionais”. Com esse curso, analisa a vice-reitora, a Instituição reafirma seu papel no aperfeiçoamento e na execução de políticas públicas.


“Acreditamos que, em médio ou longo prazo, a realidade das populações que residem no Seridó e Trairi, no que concerne à saúde, será diferente da atual. Jovens que residem nessas regiões terão a oportunidade de estudar em suas regiões de origem”, diz Fátima Ximenes, que compôs o grupo de professores da UFRN que formatou o projeto pedagógico do curso.


Para a reitora Ângela Paiva Cruz, a abertura do curso “trata-se de uma grande conquista do povo potiguar, tendo em vista que UFRN tem, como instituição pública, a missão de educar, produzir e disseminar o saber universal, preservar e difundir a cultura, e contribuir para o desenvolvimento humano”.


Ângela Paiva relata que “a gestão decidiu pensar um projeto pedagógico inovador para a formação de futuros médicos norte-riograndenses, que tenham compromissos com a saúde dos cidadãos”. Além disso, realça a reitora, a nova graduação, “está voltada para a educação médica baseada na comunidade, ou seja, com o foco no profissional preparado para agir na saúde pública”.


Projeto inovador


Em abril último, o projeto pedagógico do Curso de Medicina Multicampi da UFRN foi destaque no seminário sobre o ensino da Medicina, em Brasília, por priorizar a formação dos novos médicos para atuarem na rede de saúde pública.


O curso faz parte de oito novas graduações em Medicina que estão sendo abertos por meio da Política Nacional de Expansão das Escolas Médicas das Instituições Federais de Educação Superior, em seis estados das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, onde foi identificada a necessidade de formação de médicos.


A iniciativa integra, também, o Programa Mais Médicos, cuja meta é criar 11.447 vagas até 2017, em faculdades de Medicina no interior do país.


Fonte: Sistemas UFRN



MÍDIAS SOCIAIS

SAIBA O QUE ACONTECE NO LÓGICO CURSOS ALIADOS

QUARTEL GENERAL

Lógico Cursos Aliados
Av. Alberto Maranhão, 942
Tirol, Natal/RN

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

+55 (84) 3201-3217
contato@logicocursosaliados.com.br

INFORMAÇÕES

SIGA-NOS

Facebook
Instagram