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Como cai no Enem 2016: zika vírus

Neste ano, o Brasil passou por uma grande epidemia de zika vírus e continua registrando casos de pessoas afetadas pela doença. Os principais sintomas são febre não muito alta, dor nas articulações e nos músculos, além de manchas na pele e coceira. Por ser um tema altamente noticiado na maior parte dos veículos de comunicação do Brasil e do mundo, pode aparecer nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontecerão nos dias 05 e 06 de novembro. Para que os alunos saibam responder as questões sobre a doença, a Universia Brasil conversou com a professora de Biologia do Curso Poliedro de Campinas Isabel Settin.

Ela é causada por um vírus transmitido pelo aedes aegypti, inseto artrópode também responsável pela transmissão da dengue e chikungunya. Por ter o mesmo vetor transmissor, a docente acredita que esse possa ser um dos pontos abordados nas provas do Enem, apontando as diferenças de sintomas entre cada uma delas. “No caso da dengue, a prostração é um sintoma que lembra a gripe. No caso da chikungunya, há uma coceira exagerada e uma vermelhidão que toma conta do corpo inteiro. Já no zika, você tem dores na articulação”, explicou.

Outro ponto que pode ser abordado é uma especificidade sobre a transmissão. Isabel explicou que somente as fêmeas são as responsáveis pela contaminação. “Só a fêmea do pernilongo se alimenta de sangue e isso pode aparecer em prova. A fêmea de todo o pernilongo é hematófaga, enquanto o macho não. Então a transmissão acontece por meio das fêmeas, enquanto o macho se alimenta de néctar”, contou.

Quando aborda doenças como o zika vírus, a prova do Enem tende a se preocupar bastante com a profilaxia, ou seja, as medidas preventivas para quebrar o ciclo da doença. “A principal prevenção é tentar eliminar o número de vetores. A gente ainda não tem vacina para essa doença. Há também a prevenção clássica para todos os insetos que são hematófagos: evitar regiões de criadouros, ter telas nas casas e uso de repelente. Acredito que se vier alguma coisa na prova um pouco mais específica seja sobre vírus de maneira geral: qual a característica dele, o que faz ele ser tão diferente de outro ser vivo, talvez de alguma forma a estrutura viral”, apontou.

 

Para criar uma proposta de intervenção na redação

No segundo dia de provas do Enem, o aluno precisará escrever uma redação e, como as propostas são sempre ligadas a discussões atuais, o zika vírus pode ser o protagonista da dissertação-argumentativa. Nesta prova em específico, é obrigatório que o estudante elabore uma proposta de intervenção.

Segundo Isabel, o estudante deve focar o último parágrafo do texto em maneiras de trabalhar uma solução mais política, ou seja, focando em ações que podem ser feitas para erradicar a doença. “O aluno pode falar de tratamento de água, de esgoto, de distribuição correta da água no ambiente, evitar a manutenção dessas casas e dos problemas de eliminar a vegetação ciliar que envolve os rios. Sempre um trabalho político por trás da profilaxia deve aparecer na redação. Essa intervenção de ambiente que a gente faz também é uma forma de você trabalhar na redação”, explicou.

 

Interdisciplinaridade

O Enem poderá também trazer questões que peçam um conhecimento interdisciplinar do estudante. Isabel pensa que relações fáceis de aparecer são da biologia com a química ou com a geografia, nas quais o estudante precisará demonstrar domínio de ambas as disciplinas para acertar a questão.

Considerando o primeiro caso, a docente explica que “você vai falar de temperaturas, de alteração biológica, então toda parte bioquímica da célula sofre alteração quando há uma elevação de temperatura. Há um microorganismo alterando o funcionamento das células”. Já pensando em Geografia, “falamos sobre eliminar criadouros em regiões onde há quantidade de água. O Enem pode tratar sobre relevo, sobre regiões em que o índice pluviométrico é maior e por isso tem mais casos de doenças relacionadas, por exemplo”, disse.

 

Fonte: Universia Brasil - Giuliana Saringer



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