Logo Lógico Cursos e Aliados

Arquitetura e design da USP aderem ao Enem e suspendem habilidades específicas

Para aderir ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em 2017, as Congregações da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), da Universidade de São Paulo (USP) anunciaram a suspensão das provas de habilidades específicas. A decisão tem caráter experimental e será empregada durante um ano.

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design não tinham oferta pelo SiSU, desde a adesão parcial da USP em algumas faculdades, devido a exigência de avaliação em provas específicas, as quais incluem Geometria Bidimensional I, Bidimensional II – Arquitetura e Urbanismo, Bidimensional II – Design e Tridimensional. 

A decisão pelo uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 na FAU foi definida em votação realizada em 30 de junho. Ao todo, foram computados 24 votos a favor, um contra e três abstenções. Já no IAU, em São Carlos, a suspensão das provas específicas foi votada em 1º de julho, contando apenas com uma abstenção. 

 

Oportunidades

Com adesão, a FAU contará com 30% das vagas de Arquitetura e Urbanismo e Design destinadas ao ingresso pelo SiSU. O IAU também reserva a mesma quantidade das oportunidades de seu curso para o ingresso pelo Enem. Da oferta, 30% destina-se aos egressos da rede pública de ensino, sendo metade para pretos, pardos e indígenas. 

No ingresso de 2016, o preenchimento das oportunidades foi exclusivamente feito pelo Vestibular da Fuvest. A FAU ofereceu 150 vagas em Arquitetura e Urbanismo e 40 para Design. Já o IAU contou com 45 postos para Arquitetura e Urbanismo.

 

ECA/USP

Outra adesão ao SiSU foi anunciada em junho. A Escola de Comunicação e Artes da USP (ECA) utilizará as notas do Enem para ingresso em 81 das 270 vagas oferecidas pelos cursos de Comunicação - Educomunicação, Biblioteconomia, Jornalismo, Editoração, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo para ingresso em 2017. Destas, 34 são voltadas para egressos de escolas públicas.

 

Outras faculdades

A USP havia programado para 28 de junho a reunião do Conselho Universitário de todas as suas faculdades para definir a adesão ou não ao SiSU. No entanto, o encontro foi adiado e não possui previsão de nova data.

Cada faculdade possui autonomia para aderir ao SiSU. No entanto, a USP determina como quantidade máxima para ingresso via Enem 30% das oportunidades de cada curso.

A USP teve sua primeira participação no SiSU já no ingresso de 2016. Foram oferecidas 1.489 vagas, das quais apenas 814 foram preenchidas. O motivo da baixa procura foi a exigência de pontuação mínima considerada alta.

 

Cotas

A adesão parcial ao SiSU possibilita a implementação de ações afirmativas no ingresso da USP, já que o Vestibular da Fuvest não conta com reserva de vagas para cotistas.

 

Fonte: Brasil Escola



MÍDIAS SOCIAIS

SAIBA O QUE ACONTECE NO LÓGICO CURSOS ALIADOS

QUARTEL GENERAL

Lógico Cursos Aliados
Av. Alberto Maranhão, 942
Tirol, Natal/RN

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

+55 (84) 3201-3217
contato@logicocursosaliados.com.br

INFORMAÇÕES

SIGA-NOS

Facebook
Instagram