Logo Lógico Cursos e Aliados

Aperfeiçoe sua habilidade de interpretação para o Enem

Com exceção da Redação, o Enem é composto unicamente por questões objetivas, que são aquelas que trazem 4 ou 5 alternativas. No caso do exame, são cinco opções de resposta, sendo que apenas uma é correta.

Neste modelo de prova, boa parte das questões exigem interpretação dos candidatos. E tal habilidade é cobrada de diferentes formas. Textos, tabelas, imagens, gráficos, quadrinhos, mapas e obras de arte, são apenas algumas delas.

Desta forma, no artigo de hoje trazemos dicas e indicações de leitura para você aprender macetes valiosos para colocar em prática na resolução de exercícios de interpretação de textos, gráficos e charges. Confira.

Questões de Interpretação de Texto

Sem dúvidas o mais recorrente tipo de interpretação exigido no exame nacional. Muitas vezes essas questões vêm acompanhadas de longos trechos. É possível aparecer um texto único para vários itens ou até mais de um no mesmo exercício. Deve-se atentar ainda para a variação de tipos textuais que pode aparecer: dissertativos, informativos, descritivos, narrativas, crônicas, poesias, cartas, diálogos etc. Veja essa matéria para saber técnicas para melhorar sua interpretação.

Questões de Interpretação de Gráficos

Assim que como no caso de questões acompanhadas de textos, aquelas que trazem gráficos em anexo podem aparecer de maneiras distintas, como gráficos em pizza, de barras e em linha, por exemplo. Mas a interpretação de um gráfico não se restringe somente ao seu modelo, ela também envolve outros componentes como título, descrição e a fonte. Confira dicas valiosas sobre estas questões aqui.

Questões de Interpretação de Charges

De acordo a página em português da Wikipedia, a palavra charge, de origem francesa, consiste em:

"Um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, relatar algum acontecimento atual com um ou mais personagens envolvidos."

A interpretação deste tipo elemento no Enem é menos constante do que os outros dois apresentados anteriormente, mas mesmo assim aparece com certa frequência. Confira um roteiro para compreender melhor suas ironias e veja também um exemplo de questão do assunto que já caiu no exame.

 

Fonte: infoEnem



MÍDIAS SOCIAIS

SAIBA O QUE ACONTECE NO LÓGICO CURSOS ALIADOS

QUARTEL GENERAL

Lógico Cursos Aliados
Av. Alberto Maranhão, 942
Tirol, Natal/RN

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

+55 (84) 3201-3217
contato@logicocursosaliados.com.br

INFORMAÇÕES

SIGA-NOS

Facebook
Instagram