Logo Lógico Cursos e Aliados

História no Enem – O mundo pós Primeira Guerra Mundial

Como artigo publicado aqui no infoEnem, no dia 11 de novembro de 1918, a Alemanha assinou o armistício, acordo que marcava o fim da Primeira Guerra Mundial. Devido à proporção que esse conflito teve, houve grandes consequências que acarretaram posteriormente na Segunda Grande Guerra. Vamos entender então, como o mundo se recuperou da devastação provocada pela primeira guerra.

Com a assinatura do acordo, a Alemanha concordava em devolver as terras que havia dominado e retirar suas tropas delas, além de pagar indenizações aos países vencedores. No entanto, foram realizadas, no Palácio de Versalhes (França), conferências para estabelecer de fato o que os países vencidos pagariam aos 27 vencedores e, desse modo, foi criado o Tratado de Versalhes.

O tratado fazia uma série de imposições à Alemanha, tais como devolver a Alsácea-Lorena à França, ceder suas colônias, pagar grandes indenizações aos vencedores, aceitar que não poderia mais ter forças armadas e assumir que causou a guerra. O país não tinha mais imperador, o qual não conseguiu enfrentar a crise e renunciou, fato que deu início a um período de república, a chamado República de Weimar. Com isso, a Alemanha entrou na maior crise econômica de sua história.

De outro lado estavam os Estados Unidos. No início da guerra, o país se declarou neutro, participando somente do abastecimento dos países que estavam em guerra, além dos países que não estavam, mas que compravam de quem estava. Portanto, teve um grande crescimento econômico no período. Quando declarou guerra à Alemanha, o conflito já estava terminando, logo o país também se beneficiou, pois auxiliou a Tríplice Entente com capital, soldados e armamentos e em pouco tempo saiu como vencedor e teve uma época de grande prosperidade.

Em 1919, foi aprovada a Liga das Nações, uma proposta de Woodrow Wilson, presidente dos Estados Unidos. Seu objetivo era manter a paz mundial, impedindo que novos conflitos ocorressem. Entretanto, o próprio país não participava da Liga, assim como a União Soviética e a Alemanha. Portanto, ela tornou-se fraca e não conseguiu impedir os conflitos.

A Alemanha, mesmo com toda a devastação da guerra, com os milhões de mortos, feridos e todas as suas perdas, considerou injustas as imposições às quais teria que respeitar e mais tarde retomou seu nacionalismo iniciou um novo conflito: a Segunda Guerra Mundial.

 

Fonte: infoEnem



MÍDIAS SOCIAIS

SAIBA O QUE ACONTECE NO LÓGICO CURSOS ALIADOS

QUARTEL GENERAL

Lógico Cursos Aliados
Av. Alberto Maranhão, 942
Tirol, Natal/RN

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

+55 (84) 3201-3217
contato@logicocursosaliados.com.br

INFORMAÇÕES

SIGA-NOS

Facebook
Instagram