Logo Lógico Cursos e Aliados

Por que você precisa parar de fazer várias coisas ao mesmo tempo

Você é do tipo que adora fazer várias coisas ao mesmo tempo? Costuma, por exemplo, (tentar) estudar enquanto dá umas espiadas na TV, conversa com um amigo no chat e vê o que o pessoal está postando nas redes sociais? Não é fácil conseguir se concentrar com tanta coisa acontecendo na internet, e às vezes temos tantas tarefas para fazer que acabamos tentando focar em várias de uma só vez. Mas você precisa saber: não existe esse negócio de ser multitarefa. O que você realmente faz é alternar entre uma atividade e outra. E isso não é nada bom.

“As pesquisas em psicologia têm mostrado há muitos anos que as pessoas só conseguem fazer uma tarefa cognitiva de cada vez”, explica a psicóloga comportamental e consultora em neuropsicologia Susan Weinschenk em um artigo publicado no site Psychology Today. “Então você pode estar conversando OU pode estar lendo. Você pode estar lendo OU pode estar digitando. Você pode estar ouvindo OU pode estar lendo. Uma coisa de cada vez”, completa.

Focar em uma coisa de cada vez não é difícil apenas para quem é estudante. Um estudo feito com trabalhadores de uma empresa de tecnologia da informação nos Estados Unidos descobriu que eles ficam alternando de uma tarefa para a outra, sem terminá-las, a cada 11 minutos. Esse é um tempo muito curto para se focar em alguma coisa!

E aí é que está um grande problema em se tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo: faz você perder tempo e energia. Isso porque leva tempo para que nos ajustemos ao que uma tarefa exige – ações diferentes envolvem regiões distintas do cérebro. Quando começamos a fazer outra coisa, nosso cérebro precisa se readaptar, além de precisarmos reconquistar o foco e nos lembrar de onde paramos.

Estudos mostram que, no cenário mais positivo, esse tempo de adaptação pode ser tão curto quando um décimo de segundo. Mas isso pode variar, dependendo da complexidade da tarefa. Mesmo assim, se você vive pulando de uma coisa para a outra, pode perder até 40% de seu tempo produtivo. Supondo que você trabalha ou estuda durante oito horas, cinco dias por semana, isso pode significar até 16 horas desperdiçadas semanalmente. É muita coisa!

E lembre-se: quando falamos em alternar tarefas, não estamos apenas nos referindo a trabalhos complexos, como passar de uma equação matemática para um experimento de química. Também estamos nos referindo a ações simples, como parar uma leitura de um livro para responder uma mensagem ou checar uma rede social.

Sempre que estiver fazendo algo e sentir aquela vontadezinha de parar para checar o celular, pense no trabalho que seu cérebro terá para retornar ao que você estava fazendo – e ao tempo e energia valiosos que irá perder com isso! Deixe essas outras atividades para quando você fizer pausas nos estudos (porque elas são necessárias também!).

 

Fonte: Guia do Estudante



MÍDIAS SOCIAIS

SAIBA O QUE ACONTECE NO LÓGICO CURSOS ALIADOS

QUARTEL GENERAL

Lógico Cursos Aliados
Av. Alberto Maranhão, 942
Tirol, Natal/RN

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

+55 (84) 3201-3217
contato@logicocursosaliados.com.br

INFORMAÇÕES

SIGA-NOS

Facebook
Instagram