Logo Lógico Cursos e Aliados

Questões objetivas do Enem exigem atenção e prática

Com exceção da redação, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são compostas de questões objetivas, que trazem um enunciado e algumas alternativas – neste caso cinco – sendo que apenas uma corresponde a resposta correta.

Desde sua primeira edição, em 1998, quando trazia 63 itens, até anos posteriores a 2009, quando foi reformulado e passou a trazer 180 questões, o Enem apresenta unicamente questões objetivas. É claro que de lá para cá muitas características mudaram, mas duas palavrinhas mágicas sempre valerão para quem quer detonar em provas que trazem este tipo de exercício: atenção e prática.

É obvio que atenção é uma capacidade fundamental em qualquer atividade, mas na prova que pode decidir seu futuro profissional mais ainda! Além de enunciados recheados de informações e elementos como textos, gráficos, charges, tirinhas etc., as questões do Enem são extremamente interpretativas, tanto nas perguntas como nas alternativas.

Levando isso em conta, e sabendo que não há “meio certo” no Enem – ou se erra ou se acerta 100% um pergunta – basta uma leve distração e pronto: foram-se pontos importantes de mais um item. Portanto, paras identificar os dados relevantes e relacioná-los da forma correta ao que pede o enunciado, o nível de atenção deve estar elevado o tempo todo, a cada questão.

Mais importante ainda do que essa capacidade é a prática, o treinamento. A partir da repetição e da resolução constante de questões objetivas, não somente do Enem mas também de outros grandes vestibulares com características semelhantes, os candidatos atingirão a adaptação e maturidade necessárias para chegarem realmente preparados para o dia do exame.

Além de se acostumar com as características das questões objetivas, a prática leva o candidato a criar suas próprias estratégias para amenizar as chances de erro, como ler o enunciado antes dos textos e eliminar as alternativas sem sentido, entre outras.

Por fim, o treinamento será responsável também pelo aperfeiçoamento da própria atenção do candidato, cuja importância para o sucesso em questões objetivas já foi explicada anteriormente.

Desta forma, a recomendação do artigo de hoje é que a resolução de listas de exercícios, provas anteriores e simulados recebam maior foco do que a busca por conteúdos no tempo de estudos, a medida que as provas do Enem vão se aproximando.

 

Fonte: infoEnem



MÍDIAS SOCIAIS

SAIBA O QUE ACONTECE NO LÓGICO CURSOS ALIADOS

QUARTEL GENERAL

Lógico Cursos Aliados
Av. Alberto Maranhão, 942
Tirol, Natal/RN

CANAIS DE COMUNICAÇÃO

+55 (84) 3201-3217
contato@logicocursosaliados.com.br

INFORMAÇÕES

SIGA-NOS

Facebook
Instagram